Guapiara é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 24º11'06" sul e a uma longitude 48º31'58" oeste, estando a uma altitude de 1030 metros. Sua população estimada em 1° de julho de 2016 era de 17 758 habitantes.[2] Possui uma área de pouco mais de 408 km². É conhecida como a Capital do Artesanato e do Pêssego.

História

A origem do município de Guapiara foi o povoado fundado por Vicente Romualdo da Cruz, em terras denominadas São José. O pequeno núcleo se desenvolveu a partir da construção de uma capela em homenagem a esse santo, e, assim, em 6 de abril de 1878, foi elevada à categoria de freguesia de São José do Paranapanema, no município de Capão Bonito.

Alguns de seus mais ilustres moradores pleitearam a sua elevação a distrito, que ocorreria em 20 de outubro de 1902, com a mudança de sua denominação para São José do Guapiara. Nova alteração foi feita em 20 de dezembro de 1905, desta vez para Guapiara.

O distrito de Guapiara teve um período de grande crescimento com a abertura da Rodovia São Paulo–Paraná e o desenvolvimento da agricultura local, a partir de 1938, com a chegada de imigrantes japoneses.

Consequentemente, Guapiara acabou conquistando sua autonomia municipal em 24 de dezembro de 1948.[10]

Geografia

Segundo a Lei Estadual 7 664, de 30 de dezembro de 1991, as divisas do município são: Começa na Serra de Paranapiacaba, onde esta entronca com o espigão que deixa, à esquerda, as águas do rio São José do Guapiara, e, à direita, as do rio das Almas; segue por este espigão até alcançar a cabeceira sul-oriental do ribeirão do Alegre, onde tiveram início estas divisas. Seu bioma é a Mata Atlântica, sendo uma das mais conservadas, e a cidade também contém muitas cavernas e cachoeiras, sendo um dos lugares com maior reserva de cavernas no estado de SP. O turismo na cidade é voltada pela presença de parques estaduais no município, como o Parque Estadual Intervales.